terça-feira, 14 de abril de 2009

Momentos de Tensão da Contemporaneidade












A
contemporaneidade diz respeito aos tempos recentes, dos últimos vinte anos, e pode-se considerar a marca desta época o fenômeno da globalização ou da mundialização.
O momento delicado em que vivemos, com crise, insegurança e violência envolvendo os relacionamentos humanos, foi previsto por
Sigmund Freud (1856-1939), em seu livro "O Mal Estar na Cultura" - 1929, aonde ele diz " que se o progresso da humanidade seguisse apenas o avanço tecnológico e não levasse em conta a dimensão humana, o mal-estar, a angústia das pessoas iria aumentar cada vez mais. Nós temos um progresso tecnológico, mas as pessoas não têm tempo de conviver com a família, os amigos. O ritmo de vida exige cada vez mais desgaste das pessoas". As novas tecnologias como, Net, Ipod e outros avanços, e a maneira como o trabalho é organizado nos condicionam a um ritmo de vida que passa despercebido e se apresenta como "normal".
Se as pessoas pensassem sobre o assunto saberiam responder... Quais os pontos positivos e negativos das novas tecnologias para o relacionamento humano?
Porque é importante conviver com a família e os amigos?
O que é desgastante nesse ritmo de vida imposto pelo Capitalismo?

Obs.: Obras completas de Freud você encontra no Portal da Sociologia: