terça-feira, 14 de abril de 2009

Momentos de Tensão da Contemporaneidade












A
contemporaneidade diz respeito aos tempos recentes, dos últimos vinte anos, e pode-se considerar a marca desta época o fenômeno da globalização ou da mundialização.
O momento delicado em que vivemos, com crise, insegurança e violência envolvendo os relacionamentos humanos, foi previsto por
Sigmund Freud (1856-1939), em seu livro "O Mal Estar na Cultura" - 1929, aonde ele diz " que se o progresso da humanidade seguisse apenas o avanço tecnológico e não levasse em conta a dimensão humana, o mal-estar, a angústia das pessoas iria aumentar cada vez mais. Nós temos um progresso tecnológico, mas as pessoas não têm tempo de conviver com a família, os amigos. O ritmo de vida exige cada vez mais desgaste das pessoas". As novas tecnologias como, Net, Ipod e outros avanços, e a maneira como o trabalho é organizado nos condicionam a um ritmo de vida que passa despercebido e se apresenta como "normal".
Se as pessoas pensassem sobre o assunto saberiam responder... Quais os pontos positivos e negativos das novas tecnologias para o relacionamento humano?
Porque é importante conviver com a família e os amigos?
O que é desgastante nesse ritmo de vida imposto pelo Capitalismo?

Obs.: Obras completas de Freud você encontra no Portal da Sociologia:


41 comentários:

Célia Schultz disse...

Bem interessante seu Blog, parabéns.

vinicius disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ellen disse...

Oiii Professor..

Aqui é Ellen e Marivânia, viemos fazer nosso comentário, somos da turma 3000.

Não é muito dificil prever o que aconteceria, se tudo evoluisse e só ficasse para trás os nossos valores morais. Hoje já se vê muito isso em nossa sociedade, pais que trabalham muito para sustentar a casa e dá conforto para os filhos, e acabam esquecendo o principal que é o carinho, a atenção, o amor que se deve ter entre os familiares, ou até então acabam esquecendo os amigos, e deixando passar as melhores coisas da vida, que é um relacionamento harmonioso e respeitável com todos em nossa volta.

*Porque é importante conviver com a família e os amigos?
Resposta: Porque é eles que dão sentindo pra gente, pra nossa vida. Porque sabemos que ninguém consegue viver sozinho, temos que conviver em sociedade. Eles que nos fazem felizes.

*O que é desgastante nesse ritmo de vida imposto pelo Capitalismo?
Resposta: é a busca incessante pelo dinheiro, pelo conforto, que as vezes podem fazer muito mal pra gente, pois esquecemos os valores morais.

Texto bastante interessante Celso.

Obrigada..

Valeu galeraa..!!

patricia disse...

Não seria muito dificil saber o que aconteceria, se tudo evoluisse. Hoje já se vê muito isso em nossa sociedade, pais que trabalham muito para sustentar a casa e da o de bom para os filhos, e acabam esquecendo de dar o carinho e a atenção que eles merecem, e as vezes não dão atençaõ nem para os seus familiares as vezes eles naõ tem mais aquelas reuniões em familia , ou até então acabam esquecendo os amigos,e deixa a vida passar sem nem perceber o que estão perdendo.

1-Porque é importante conviver com a família e os amigos?
Éimportante conviver com a familia e com os amigos por que ninguém consegue viver sozinho as pessoas que vivem sozinha não conseguem ser feliz imagina você vivendo sozinho sem ter ninguem para conversar para contar as façanhas do seu dia-a-dia por isso eu digo todos devem ter amigos e conviver com a familia.

2-O que é desgastante nesse ritmo de vida imposto pelo Capitalismo?
As pessoas so querem a perfeição ninguém quer ter uma vida simples todos querem ter uma vida boa ecom isso eles so trabalham.
INTEGRANTES DO GRUPO:
patricia e luana
3004

vinicius disse...

Fala ae Professor.

Meu nome é Vinícius Tadeu e eu sou da turma 3004.

Meu grupo é composto por Jose Henrique, Dirlei, Kateane é Eu.

Bom o assunto apresentado é importante, hoje em dia a população “se vê atraz da tecnologia”, muita pessoas não conseguem ficar, por exemplo, um dia sem navegar na Net, é as pessoas vão ficando, como diz no próprio texto do blog, com "mal-estar, a angústia iria aumentar cada vez mais".

Respostas para as perguntas citadas no blog:

Quais os pontos positivos e negativos das novas tecnologias para o relacionamento humano?

Positivos: Facilita muita a comunicação, trabalho e ate o estudo.

Negativos: (Em minha opinião) Um ponto negativo é quando as pessoas passam a depender de mais da tecnologia é acabam esquecendo como, por exemplo, exercícios físicos ajudam a saúde, é acabam levando uma vida de sedentarismo.


Porque é importante conviver com a família e os amigos?

Por que a família e os amigos são muito importantes para a vida, com eles você pode conversar, brincar, fazer muitas coisas q te dão prazer na vida.

cleiton disse...

Fala prof!
somos da 3004
Cleiton.Roberto.robert.andre.

Porque é importante conviver com a família e os amigos?

A sempre importante conviver bem com sua família e seus amigos, pois são com essas pessoas que você passa a maior parte do tempo, seja ela no trabalho na escola ou ate mesmo em casa.
mais nem sempre e fácil conviver juntos com outras pessoas nas quais você não gosta mais mesmo assim tem conviver com elas.

O que é desgastante nesse ritmo de vida imposto pelo Capitalismo?

O seu trabalho pode ser um exemplo muito bom para essa pergunta se por acaso você não se sentir muito bem nele e mesmo assim tem que estar ali quase todos os dias pois e o seu ganha pão de cada dia.

Paula disse...

Oiee Professor!
Meu grupo e composto pelas Alunas da Turma 3002!Paula Carolina,Bárbara Graciane,Jéssica Batista,Jordana Gonçalves.(Geteco)

Nossa Resposta vem em seguida...
------------***-----------------
Não seria muito dificil prever oque aconteceria se tudo evoluisse.
Até mesmo porquê já esta tudo evoluído crianças de menos de 10 anos já sabem mexer em toda técnologia existente .Os pais saem cedo de casa e deixa os filhos em casa e esquecem que eles precisam além de coisas matérias mas também de muito Amor e Compreensão.

*PORQUE É IMPORTANTE CONVIVER COM A FAMÍLIA E OS AMIGOS???
Porque viver com a nossa família e muito bom principalmente quando se está bem com todos.È importante ter amigos e familiares por perto porque eles nos ensina a coisas novas e nos fazem muito Felizes.

*O QUE É DESGASTANTE NESSE RITMO DE VIDA IMPOSTO PELO CAPITALISMO?
è desgastante a vontade de sempre ter mais e mais ,e nunca pensar nas pessoas que estão em volta precisando de ajuda,e nao só na ajuda material mas como também na ajuda de ter alguem para conversar,amor e carinho!!!

Anônimo disse...

Esther e Luana - geteco- turma 3006
***********************************

Hoje em dia as pessoas tem se focado muito com o capital (dinheiro) correm atrás do conforto, regalias, e com isso, acaba esquecendo que a vida vai muito além do que o título, do que empresas de grande porte, contas e mais contas em bancos, riqueza...
elas deveriam se preocupar mais em aproveitar a vida com a família, e curtir aos amigos...


*Porque é importante conviver com a família e os amigos?
resposta: bom, a família com toda certeza é a base para que um indivíduo possa crescer com valores e ética; é importantíssimo viver em família pois, é ela que está sempre conosco, é com ela que dividimos todos os momentos,e com os amigos não é diferente... claro que não é com todos que podemos contar mas, sempre temos um "amigo mais chegado que irmãos" ... é essencial que possamos estar rodeados de pessoas boas que sempre queiram o nosso bem.

*O que é desgastante nesse ritmo de vida imposto pelo Capitalismo?

resposta: a grande busca encansável das pessoas pelo dinheiro faz com que o rítmo de de vida delas seja desgastantes e o fator que se classifica como mais desgastante é a falta de tempo que essa pessoa tem de se cuidar e aproveitar o que a vida tem de melhor.

Anônimo disse...

fala professor...
Aki e o grupo do Tiago,Franciele bras,Alberto,Wesllei,Rodrigo; turma:3004
*Porque é importante conviver com a família e os amigos?
Bom a convivência com a familia e de extrema importancia pois e dentro de um lar onde somos ensinados a respeitar o proximo,a ter capacidade de conviver com pessoas que pensam completamente diferente de nós,e dentro de uma famila onde somos preparados para ajudar e ser ajudado pelo seu semelhante.
Muitas pessoas hoje em dia vivem em mundo que não parece ser o mundo em que vivemos, pois muitas das vezes preocupadas com o bem estar de seus entes queridos cometem erros prejudicias que podem atrapalhar por exemplo na vida de uma criança,onde país preocupados em dar uma boa vida a seus filhos trabalham muito é se esquecem de que uma criança, por exemplo não precisa somente de bens materias mas sim de carinho,atenção,amor,brincadeira em familia,conselhos,um bom corretivo para ela aprender que a vida não não e um simplesmente conto de fadas.
Resumindo a convivência familiar e a base para que as pessoas se tornem mais agradaveis uma para com a outra conseguindo fazer laços familiares fortes e amigos que voçê possa contar quando precisar
e não simples colegas de classe, de trabalho na qual se reúne apenas em horas em que voçê está bem e até dispoto a ajudar se caso precisem de voçê,a FAMILIA e muito importante para todos nós!

O que é desgastante nesse ritmo de vida imposto pelo Capitalismo?

A forma de convivência adquirida no dia-a-dia por muitos de nós,sempre acostumados a fazer as mesmas coisas sem variar de vez em quando e também a preocupação muito maior com bens materiais do que com os valores eticos e morais de um cidadão,não se importando com as pessoas em quem tem passado por cima para subir na vida,conquistar um bem material.Isso e o que faz com que a vida perca o gosto e se torne desgatante,sem amigos,sem relacionamentos com outras pessoas e por final uma pessoa azeda,amarga e fria!!!
Postado por: Tiago Rodrigues 3004
email:tiagorodrigues2008@hotmail.com
adiciona la professor!

tiago disse...

fala professor...
Aki e o grupo do Tiago,Franciele bras,Alberto,Wesllei,Rodrigo; turma:3004
*Porque é importante conviver com a família e os amigos?
Bom a convivência com a familia e de extrema importancia pois e dentro de um lar onde somos ensinados a respeitar o proximo,a ter capacidade de conviver com pessoas que pensam completamente diferente de nós,e dentro de uma famila onde somos preparados para ajudar e ser ajudado pelo seu semelhante.
Muitas pessoas hoje em dia vivem em mundo que não parece ser o mundo em que vivemos, pois muitas das vezes preocupadas com o bem estar de seus entes queridos cometem erros prejudicias que podem atrapalhar por exemplo na vida de uma criança,onde país preocupados em dar uma boa vida a seus filhos trabalham muito é se esquecem de que uma criança, por exemplo não precisa somente de bens materias mas sim de carinho,atenção,amor,brincadeira em familia,conselhos,um bom corretivo para ela aprender que a vida não não e um simplesmente conto de fadas.
Resumindo a convivência familiar e a base para que as pessoas se tornem mais agradaveis uma para com a outra conseguindo fazer laços familiares fortes e amigos que voçê possa contar quando precisar
e não simples colegas de classe, de trabalho na qual se reúne apenas em horas em que voçê está bem e até dispoto a ajudar se caso precisem de voçê,a FAMILIA e muito importante para todos nós!

O que é desgastante nesse ritmo de vida imposto pelo Capitalismo?

A forma de convivência adquirida no dia-a-dia por muitos de nós,sempre acostumados a fazer as mesmas coisas sem variar de vez em quando e também a preocupação muito maior com bens materiais do que com os valores eticos e morais de um cidadão,não se importando com as pessoas em quem tem passado por cima para subir na vida,conquistar um bem material.Isso e o que faz com que a vida perca o gosto e se torne desgatante,sem amigos,sem relacionamentos com outras pessoas e por final uma pessoa azeda,amarga e fria!!!
Postado por: Tiago Rodrigues 3004
email:tiagorodrigues2008@hotmail.com
adiciona la professor!

Anônimo disse...

Oi Celso

Aqui e Patricia, Ana Flavia e Iracelia da turma 3000

Nesse mundo em que vivemos hoje ja era de se esperar que isso iria acontecer pois como a tecnologia so vi avançando ninguem quer fiacar para traz fazendo com que pais, mães e ate mesmo nós os filhos trabalhacemos pra sustentar nosso caprichos e por causa desses caprichos acabamos esquecendo do basico so que mais importante o carinho, a amizade, o amor resumindo a convivencia com as pessoas que são importante para nos acabamos deixando de lado por um capricho bobo.

*Por que e importante viver com a familia e os amigos?

porque são eles que nos ensinam a viverso eles que nos mostram quando etamos errados não pra humilhar e sim para aprendermos com nossos erros e seguir em frente e nossa familia e nossos

**O que e desgastante nesse ritmo de vida imposto pelo capitalismo?

a eterna busca pelo melhor e mais caro não importando como você vai consequir o importante e ter

Gizelle disse...

Olá Professor

Aki,viemos comentar sobre o fato,somos da turma 3000.

Bom,todo munndo já sabe que a vida que temos ultimamente está ficando cada vez mais corrida mal temos tempo para conversarmos com as pessoas pessoalmente,tudo se é resolvido pelo telefone,ou por e-mail ou por qualquer coisa do tipo.
E essa nossa nova maneira de nos comunicarmos com as pessoas está nos afastando do contato humano,quase já não temos mais tempo para nos sentarmos á mesa com nossa família e conversarmos sobre nossas vidas,perguntarmos uns aos outros sobre coisas comuns,como por exemplo:[i]Como foi o seu dia?
Quando temos um amigo fazendo aniversário,por exemplo,nós trocamos o abraço que poderia ser dado a aquele amigo desejando-lhe felicidades por um simples tefonema ou uma sms do celular,scraps do orkut,etc.
Tudo bem,que a tecnologia é uma coisa muito importante para nós,nos dias de hoje é impossível vivermos sem ela.Mas,nós devemos repensar essas nossas atitudes e nunca trocar o verdadeiro contato,da família,dos amigos,das pessoas especiais pelo mais rápido que seria através da tecnologia.

1.Porque é importante conviver com a família e os amigos?

Porque nós seres humanos precisamos ter contato com outras pessoas,precisamos viver uma vida de verdade e não uma vida virtual.Por que necessitamos uns dos outros e não somos capazes de vivermos sozinhos.
2.O que é desgastante nesse ritmo de vida imposto pelo Capitalismo?

Resposta: Nunca estarmos satisfeitos com os bens que possuimos,estarmos sempre desejando mais e mais.

Grupo:Alex
Daniela
Francielle Fernandes
Gizelle
Marcília

3000

Thalita disse...

E aí Celso..

Somos as alunas da 3000: Arielle, Camila, Carolina e Thalita e viemos deixar o nosso comentário.

Sigmund Freud foi muito correto em prever essa atual situação, a busca por bens materias e pelas tecnologias e a consequente falta de proximidade das pessoas traz esse mal estar que prejudica todos os ramos da sociedade.

É extremamente importante a convivência em família e com os amigos pois sem eles, sem vivermos em sociedade não sobrevivemos. A busca de nossos objetivos para uma vida confortável o que significa uma vida mais tecnológica nos faz esquecer das pessoas a nossa volta.

Estamos nos desligando cada vez mais uns dos outros por causa do ritmo de vida a que estamos submetidos,nos ligamos mais na tecnologia do que no contato interpessoal ou fazemos uso dela para nos comunicar só que, sem um contato direto, isso traz o desgaste nas relações pessoais,este desgaste é resultado do sistema capitalista em que vivemos que nos faz viver de forma despercebida.

Valeu pelo espaço..
Um abraço de todas nós!!

Anônimo disse...

oi professor..
aqui é thamyris da 3000
bom, esse assunto é um tanto dificil de se tratar, pois ha muitos pontos a serem olhados, tanto positivos quanto negativos.
como ja foi falado aqui nao era dificil de se prever o que aconteceria realmente, pois as pessoas hoje estao deixando de lado o que realmente importa atras de status.
**quais os pontos positivos e negativos das novas tecnologias para o relacionamento humano?
bom positivos.. sao como por exemplo a facilidade de se comunicar, mas nisso ha o ponto negativo olhando pelo lado de quem esta se comunicando, pessoas se comunicando atraves da internet pode ser um perigo na mao de pessoas que estao atras de fofocas, brigas e etc; sabendo usar essa tecnologia é muito boa para todos.
**porque é importante conviver com a familia e amigos?
bom para mim a familia é tudo, ela que é a base que te sustenta e te auxilia, sem a familia voce se sente com um vazio, mas nao só a familia de sangue, pois ha amigos que sao mais chegados que proprios irmaos, entao eu digo familia no geral, sem a familia voce fica um pouco sem rumo, pois o ser humano nao foi feito para viver só, entao ele precisa daquele ombro amigo seja nos momentos felizes como nos tristes.
**o que é desgastante nesse ritmo de vida imposto pelo capitalismo?
esse ritmo de vida exige cada vez mais desgaste das pessoas, esse ritmo requer que a pessoa se dê mais ao trabalho e as coisas que giram em torno do poder, fama riquezas, e esqueçe das coisas como a familia e os amigos.
bom professor, essas sao minhas algumas de minhas opinioes a respeito desse assunto.
como falei sou thamyris da 3000,
um abraço e ate mais.

Anônimo disse...

Eiiii prof: Celso..... Cristina, Ligia e Thais da turma: 3000 GETECO
Em primeiro lugar acreditamos que o capitalismo é sinônimo de produção... “ temos que produzir para termos uma vida em que os padrões da sociedade em que nos rodeiam vivem. Uma verdadeira busca pelo dinheiro...”
A família entra em todos os casos, pois é ela que nos impulsiona e nos encoraja a sobreviver dos maiores golpes que a vida nos dar... sem esquecer dos amigos, que estão sempre por perto para dar uma “forcinha”... Acreditamos q o importante é saber definir quem são os nossos verdadeiros amigos, pois mesmo que talvez achamos que temos um amigo, este pode nos decepcionar e nos levar a caminhos que não nos interessa....”O IMPORTANTE É SABERMOS O QUE REALMENTE QUEREMOS!”. Muitas das vezes esquecemos que em nossa volta existem pessoas que estão dispostos a nos ajudar, a conversar, e pela força do hábito sentamos em uma cadeira em frente a um PC e passamos uma grande parte do tempo ali.... quase que” em vão”.
A busca incessante pelo dinheiro em um mundo capitalista em que vivemos , em busca do prazer e do conforto, faz com que esquecemos das coisas essenciais, que é a nossa família e nossos amigos. Pois são eles que nos acolherão em momentos de angústias, ou até mesmo em momentos em que essa busca pelo de dinheiro tenha se fracassado!!!!
É isso ai Celso...Esperamos que entenda o nosso ponto de vista...
Até mais.....

Anônimo disse...

Fala professor...
Somos da turma 3000 e viemos postar nosso comentário.
Grupo composto por Wagner Borges, Artur Murta e Arthur Stransky.

Bom, o assunto que o texto nos relata é de extrema importância sim. Através dele, podemos extrair informações que muitas vezes não paramos para refletir. De fato, o avanço tecnológico alcançado pela humanidade hoje tem feito com que percamos nossos valores morais. Muitas vezes as pessoas substituem um simples ato de carinho e de apreço por uma simples obrigação de manter tudo no padrão em que deveria estar. Este assunto é de extrema importância, pois nos alerta sobre o comportamento com o próximo e os cuidados que devemos ter com o mesmo.

->Porque é importante conviver com a família e os amigos?
Por que é através deles que conseguimos absorver todo o sentido de nossas vidas. É com eles que aprendemos e muitas vezes ensinamos também, o que faz com que cresçamos espirta e mentalmente.

->O que é desgastante nesse ritmo de vida imposto pelo Capitalismo?
O fato de estarmos sempre a procura do dinheiro e conforto, gera entre a sociedade um conflito social, que acaba interferindo nos modos de relacionamento em geral. Hoje, podemos ver pessoas que passam por cima de qualquer coisa apenas para se sentir melhor que o outro, esquecendo-se então do simples prazer e bem-estar de conseguir seus objetivos.

wenner disse...

E ai Celso,nosso grupo é: Wenner,Marco Aurelio,Ramon e Gean

O desenvolvimento tecnológico nos permite alcançar objetivos que não poderiam ser alcançados sem a sua ajuda. Mas quando usado com exagero, acaba nos prejudicando. Como é o caso da internet, considerado um dos maiores avanços da atualidade, embora muito útil, se utilizada sem moderação ou mesmo ética pode nos prejudicar, sem que percebamos.
Um dia desses li, não me lembro onde, uma reportagem sobre jogos “online” (jogos através da internet que permite vários jogadores jogar ao mesmo tempo) e essa reportagem fala especialmente sobre o “Second Life”, um jogo que tenta imitar a vida real. Ela trouxe a opinião de um dos jogadores, que afirmou preferir sua “vida virtual” que sua “vida real”. No momento em que li, fiquei um pouco assustado, ”Como um jovem pode preferir um jogo à sua vida?”. Mas isso é bem possível, porque algumas máquinas, hoje em dia, não são usadas só pra nos auxiliar, elas acabam tornando bem mais que um simples lazer e acabamos de certa forma “escravizados” por elas. Se não usarmos a tecnologia, com prudência tornamos completamente dependentes.
Esse modo de fazer tudo sem sair de casa, acaba prejudicando o nosso convívio com as pessoas. Hoje mesmo, estava lendo um livro de um autor mineiro, onde ele contava histórias com o objetivo de fazer quem lê refletir sobre alguns assuntos, em uma dessas, ele conclui que “... se você preencher sua vida primeiramente com coisas pequenas, as coisas realmente importantes sobrarão do lado de fora”, eu concordo, quando ocupamos nossa vida com coisas pequenas como assistir televisão exageradamente, ficar horas e horas no computador sem um real motivo. Esquecemos do que é realmente importante: conversar com as pessoas, ter amigos... Além de tudo isso, o capitalismo nos impõe um estilo de vida onde o único objetivo é consumir, onde a importância humana dá lugar ao materialismo.

wenner disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marcos Vinícius disse...

Oi Celso...
Sou Marcos Rocha da turma 3000.
Meu grupo é formado por :Gustavo Menezes, Gean e eu.
Então, pelo que entendi, o texto lido aborda um assunto muito importante nos tempos atuais.
Várias famílias esquecem do verdadeiro espírito que elas possuem, e as vezes a busca excessiva pelo conforto acaba ofuscando o principal,o carinho e o amor. Existem vários exemplos desse fato em nossa sociedade, hoje em dia vemos pais que deixam os filhos nas mãos de empregadas e outras pessoas, esquecendo de mostrá-los a devida criação,com afeto, atenção entre outros, que juntos formam uma família feliz e amorosa.

->Porque é importante conviver com a família e os amigos?
Porque é atravez deles que conseguimos força e apoio nos momentos mais difíceis, também são eles a quem confiamos nossos segredos e nossas "histórias". Resumindo, sem eles não vivemos.

->O que é desgastante nesse ritmo de vida imposto pelo Capitalismo?
Acho que é pelo fato de estarmos sempre em busca do dinheiro,seria tão bom se não dependessemos tanto dele, que pudessemos viver livres de pressões a qual esse regime nos impõe. Mais querendo ou não precisamos dele para sobreviver e enquanto trabalhamos para consegui-lo nos tornamos heróis.

Anônimo disse...

Oii professor....

Aqui é Ihasmynn,Jéssica,Daniele e Jucilene da turma 3004 viemos deixar o nosso comentário.

-> Bom esse assunto tratado e bem importante,porque as pessoas hoje em dia só pensam em tecnologia e esquecem da vida,só querem viver agora na frente da tela do computador e acabam se "afastando" de seus familiares!E esquecem de viver a vida.


->Porque é importante conviver com a Família e os amigos?

R:Porque eles que dão sentido a nossa vida
e quando precisamos de alguma coisa ou seja qualquer coisa eles estarão sempre ali pra poderem nos ajudar;e é com eles que a gente passa a maior parte do dia,e fala sério ninguém consegue viver sem nenhum amigo por perto pra poder conversar contar as "fofocas" do dia..Aff seria muito ruim,Não e mesmo??.E são os nossos amigos e familiares que nos fazem sentir felizes.

->O que é desgastante nesse ritmo de vida imposto pelo Capitalismo?

R: É sempre ter a vontade de ganhar mais e mais sem pensar no próximo ou naqueles que passam por necessidade,seria tão melhor se a gente não dependesse do dinheiro pra tudo.

Obrigada pelo espaço..

Anônimo disse...

Larissa, Magda, Thaís, Tatiane, Weckslley, turma 3004

Boa tarde querido professor.
O texto retrata muito bem o nosso dia-a-dia, pessoas numa correria para alcançar as metas e objetivos e isso faz com que você esqueça um pouco e/ou não tenha tempo para se bem estar e até mesmo para os filhos e mulheres ou vice e versa fazendo com que haja separações ou até mesmo a falta de diálogo.

Quais os pontos positivos e negativos das novas tecnologias para o relacionamento humano?

Positivos
As pessoas tem mais facilidade, pois hoje com o avanço da tecnologia, pode se fazer quase tudo sem ter que sair de casa, basta ter um computador e uma conexão de rede.

Entretenimento - Pode ver um filme, ouvir musica ver um clip e isso antigamente só atraves da televisão.

Rapidez - agora com a nova tecnologia você pode fazer cadastros, pagar contas, fazer compras, mandar e-mails que chegam ao destinatario em no máximo questões de minutos ou segundos.

4- Informação - com os meios de comunicação fica facil saber o que está acontecendo em qualquer parte do planeta na hora q você quiser.

5- conhecer pessoas pela internet, fazer amigos pela net está muito facil, tem gente que até namora pela net e as decadas atras isso não era possivel.

Negativos


1- falta de concentração - hoje todos fazem milhares de coisas ao mesmo tempo e fica dificil manter a concentração.

2- falta de contato com o mundo - hoje a comunicação esta tão comum que as pessoas esquecem que á um mundo fisico l fora pronto para ser explorado.

3. crimes na net - nos ultimos anos o indice de criminalidade na internet aumentou de forma assustadora.

4- cedentarismo as novas tcnologias facilitaram de tal forma a vida do homem q hoje as atividades fisicas estão cada vez mais esquecidas.

5- meio ambiente - as novas tecnologias faz muito bem ao ser humano.

6 - Desemprego - Com avanço da tecnologia maquinas foram criadas e reduzindo um pouco a mão de obra fazendo com que pai de familia fique desempregado pois as vezes nao tem condições de se atualizarem.

Porque é importante conviver com a família e os amigos?

Pois assim você não fica sozinho, pois sozinho você pode entrar em depressão, mantém o circulo de amizade e confraternização, você aprende muito com os seus familiares mais velhos devido a experiência e na vida você vai ter dificuldades e são eles que vão te dar força para passar por cima dos obstáculos do dia-a-dia.


O que é desgastante nesse ritmo de vida imposto pelo Capitalismo?

Desgastante e a nossa saúde, família que às vezes você não tem um tempo para seus familiares devido à busca constante pelo dinheiro e crescimento profissional para trazer um conforto para família fazendo com que você tenha que se atualizar no mercado de trabalho, estudando sempre e fazendo curso, pois o mercado este cada vez mais competitivo.

Anônimo disse...

e ae prof..

Júlio,Danilo e Henrique da 3004...

*Hoje todo mundo busca o interesse nas tecnologias do mundo, busca o prazer,busca dinheiro.E aí esquecem da familia,esquecem do amor familiar q precisam para sobreviver,esquecem dos amigos,vivem somente para a busca do dinheiro.


Porque é importante conviver com a família e os amigos?

Pq sem a nossa familia a gente naum é nada,a familia nos dah todo suporte para ter uma vida mais socialvel com os amigos e etc.Nos da o carinho,e precisamos da familia e dos amigos pq sem eles naum conseguiremos viver..nossos momentos de felicidades e tristezas são compartilhados com a familia e com os amigos.


O que é desgastante nesse ritmo de vida imposto pelo Capitalismo?

Pq todos querem ter uma vida finaceira boa e busca de todas as formas uma maneira de c dar bem na vida,para ter muito dinheiro,conforto e etc.

Fernanda :) disse...

Turma : 3004
Alunas : Fernanda,
Sara,
Camila.

Estamos em tempo de tecnologias, avanços tecnologicos a todo o momento e o assunto apresentado é importante, hoje em dia a população “se vê atraz da tecnologia”, o mundo neste momento gira em torno desses avanços. Muito dessas pessoas ultrapassam limites que mudam seu cotidiano para ficar totalmente imerso a esse mundo virtual que apesar de transportar a lugares inimaginaveis proporciona um tipo de enclausuramento sem contatos sociais que são importantissimos para o crescimento do ser humano como um todo. Causando o "mal-estar e a angústia".
Convinvendo com amigos, familiares nos proporcionamos felicidade e também produz felicidade para os proximos, porque em nossas sociedades atuais a vida que muito de nós levamos não nos da oportunidade de sempre estar em comunhão com os proximos, ficamos presos a horarios, metas/objetivos a serem alcançados a todo momento, deixando passar despercebido momentos fundamentais para que tenha os valores reconhecidos dia-a-dia .

Um abraço.

Michelle disse...

Michelle,Rochelle,Aline,Lenita,Bárbara Thais Turma:3002

RespostaS ....

Porque é importante conviver com a família e os amigos?

Ja era de se esperar o que aconteceria,se tudo evoluisse de maneira tao avassaladora
com suas vantagens e desvantagens .No mundo de hoje ninguém sobrevive sem novas tecnologias
como por exemplo:Celular,mp4,camera digital...
Vivemos num mundo que estamos dependendo mais dos aparelhos eletronicos do que das pessoas.
Estamos perdendo cada vez mais o contato Humano...As horas e horas de conversa,as reunioes familiares,
passeios com amigos.Enfim, estamos perdendo nossos valores,nossos costumes,nossas crenças,
Tocamos tudo que é realmente
importante por horas ouvindo a nova musica desligado-se do mundo lá fora
e se fechando em seus própios pensamentos,preferem se trancar no quarto e ficar horas e horas em frente ao computador
se comunicando com pessoas que estao a quilometros de distancia umas das outras.Realmente a tecnologia une as pessoas em
uma parte mais causa isolameno em muitas outras.Por isso é importante a convivencia com familiares e amigos para que possamos
resgatar os laços afetivos e os valores que hoje em dia se perderam.


O que é desgastante nesse ritmo de vida imposto pelo Capitalismo?

O problemas que as pessoas vivem pelo trabalho e muitas vezes o que elas fazem nao
fazem pelo amor a profissao mais sim pelo desejo de se enriquecer cada vez mais e mais.
Levam uma vida fora de controle,sem tempo para a familia,nao tem tempo para os própios filhos.Vivem em um capitalismo selvagem em que os valores materiais ditam as regras e o que vale é a lei do mais forte. E assim vamos sobrevivendo nesse mundo desigual.

Shara e Roseli disse...

oiii professor!!!

aqui é Shara e Roseli da 3002.Viemos dar a nossa resposta...

Porque a maior parte das necessidades do ser homano é realizada por sua familía e amigos.Uma prova de que eles fazem tanta falta , é que quando algun deles falecem choramos por eles. Já uma pessoa mais distante ,lamenta mais não sente tanto.
Pois é onde podemos encomtrar uma verdadeira amizade e que todos se mostrem sincero...
Todos ficam estranhos,nete rítimo de buscar mais dinheiro e uma vida com mais bens.
Em toda as partes da vida, seja emocionalmente ,lazer ,envolve o dinheiro.Para se satisfazer ou satisfazer outra pessoa...

°o.OMariana disse...

Mariana,Bárbara Raquel,Jessica,Patricia

Turma:3002

*Porque é importante conviver com a família e os amigos?

Porque eles são a base de tudo nas nossas vidas e como hoje em dia vivemos em um mundo cheio de tecnologia em que as pessoas se comunicam a distancia estamos perdendo o contato com nossos familiares o que é muito importante .

*O que é desgastante nesse ritmo de vida imposto pelo Capitalismo?
Correr atras de sucesso e uma vida financeira estavel e nao conseguir realizar seus objetivos.

Carol 100% Moleque disse...

Ei professor...

Somos as alunas: Carolina Cardeal,Samanta Alves e Kenya Rosa
Turma:3002


♥ O tema abordado é muito interessante e importante também pois tudo q tem a ver diretamente ou indiretamente com o dia a dia a humanidade e muito importante.
As pessoas de hoje muitas vezes tem a maioria dos bens matérias mas não tem nem a metade dos bem espirituais.As pessoas estão esquecendo as coisas naturais da vida para viver em um tempo de evolução pois esquecem que são seres vivos e quem precisam de amor e carinho.


♥ Quais os pontos positivos e negativos das novas tecnologias para o relacionamento humano?

R- • Os pontos positivos são que as novas tecnologias nos ajudam na comunicação ficando muito mais fácil você que esta aqui no Brasil manter contado com um parente quem esta por exemplo no Canadá ou até mesmo no ponto da tecnologia ajudar a diminuir o tempo do trabalho assim podendo sobrar mais tempo para se dividir com os amigos.

•Os pontos negativos são que em muitos casos as pessoas esquecem quem tem amigos e parentes e reverem muitas vezes ficar na frente de um computados durante horas ou até mesmo preso nas maquinas trabalhando para ter uma maior renda no fim do mês.


♥ Porque é importante conviver com a família e os amigos?

R-É importante viver com a família e os amigos pois são eles que te dão o suporte maior,eles sempre vão estar do seu lado em qualquer momento de sua vida, com eles você pode desabafar,compartilhar interesse, se divertir etc.A família e os amigos são o porto seguro de qualquer pessoas pois eles sempre vão esta ali para te ajudar em qualquer momento de sua vida.


♥ O que é desgastante nesse ritmo de vida imposto pelo Capitalismo?

R-Desgastante no ritmo de vida imposto pelo capitalismo é:
•Rotina do dia a dia pois você ficara dia a dia fazendo a mesma coisa
•Não ter o mesmo contato de antes com os seus amigos e familiares com isso você não terá mas a mesma alegria pois você muitas vezes não terá motivo para sorrir
•A concorrência pois as pessoas cada vez vão quer mais e mais e com isso começam a passar por cima das outras pessoas para alcançar os seus objetivos. Etc.


É isso ai professor...Muito legal esse blog!!!

Anônimo disse...

Oi prof,somos: Franciele Almeida,Natália,Jhéssica e Joicimara da turma 3000.

Hoje em dia,realmente vemos que a tecnologia invadiu a vida da maioria das pessoas.É claro,trouxe benefícios.Mas obviamente muitos pontos negativos também aparecem com a tecnologia.O exemplo mais forte é o distanciamento físico,que ocorre devido a facilidade da comunicação principalmente através da internet.
A conclusão que se faz é que devemos sim,utilizar a tecnologia,mas de uma maneira positiva sem deixar de lado o contato com as pessoas de que gostamos.Assim ela se torna uma aliada da vida moderna e não uma destruidora do convívio social.

1)Por que é importante conviver com a família e os amigos?
Porque sozinhos não somos nada,e a família e os amigos são pessoas que estão em nossa vida para compartilhar momentos de alegria e tristeza e nos aconselhar.Essas são a pessoas que fazem nossa vida ter sentido.
2)O que é desgastante nesse ritmo de vida imposto pelo Capitalismo?
A fixação pelo lucro.Isso acaba destruindo muitos vínculos de amizade e também o caráter de pessoas fracas.

Camila Cristina disse...

Oi Celso..

Aqui é Camila,Mayellen,Amanda e Jéssica Edvirgens, somos da turma 3002.

Hoje no mundo louco em que vivemos, as pessoas só pensam em ganhar dinheiro e mais dinheiro e acabam deixando passar os prazeres da vida;
Como por exemplo o prazer de sentar e conversar com a família ou bater um papo com os amigos.
Sociedade não significa só trablhar a vida toda e sim manter a paz e harmonia com todos a nossa volta independemente de serem conhecidos ou não.


*Porque é importante conviver com a família e os amigos ?

Resposta: Porque são eles que nos dão suporte para suporta os desafios da vida, são eles que nos ajudam nas horas mais precisas e porque sabemos q ninguém consegue viver no mundo sozinho, temos q conviver em sociedade.

*O que é desgastante nesse ritmo de vida imposto pelo capitalismo?

Resposta: Bom, o capitalismo nos impõe um ritmo que temos que saber controla-los, pois a busca intensamente pelo dinheiro e bens materiais, podem nos trazer o egoísmo que se cria em nossa vida nos causando o esquecimento dos nossos valores morais.

*Texto muito interessante, gostei muito.

Obrigada !

Bonde dos Malas disse...

Salve Salve Celso estamos aqui para divulgar a nossa respostas,eu Fernando,Felipe Nicolai,Wellington,Felipe Oliveira,e Felipe Andrade....E nos somos da turma 3002...

Bom porque todos precisamos de alguém para conversar para desabafar e ter uma interação social e isso esta se tornando cada vez mais difícil porque tudo a nossa volta anda em ritmo muito rápido tudo acontece muito depressa bem na maioria das vezes os nossos pais saem de manhã e só voltam ao anoitecer e mesmos quando estão em casa parecem que ainda estão ligados ao trabalho já ficam imaginando como vai ser o dia de amanhã os pais não mostram interesse de saber como foi o dia dos seus filhos e também os filhos não tem interesse em saber como foi o dia de seus pais, digo que não em dialogo entre ambos as partis que eu considero importante.
Vemos cada vez mais no mundo pessoas que se suicidam por angustias por depressão cada vez mais o surgimento de doenças pisicologicas por conta da solidão..
Temos pouco tempo para nos mesmos vivemos no mundo de trabalho e que ate mesmo simples sorriso é difícil de se ver, ficamos cada vez mais egoístas olhando apenas a nos mesmos sem nos preocupar com que acontece com o próximo, este próximo a quem me refíru não precisa ser alguém de longe não ,pode ser este mesmo em sua casa como seus seu irmão ou Irma , pais ou ate mesmo seus amigos.. ....
Espero que tenha entendido nossa repostas e até a próxima...

Andressa disse...

Oi professor nos Andressa,Paloma, Priscila e Suéllen da turma 3004, estamos aqui pra postar o nosso comentario!

Esse tema é muito importante, é tudo o que esta acontecendo hoje em dia mesmo, não é de se assustar que isso aconteceria muito tarde , pois o mundo vai evoluindo e todos os nossos valores morais vao ficando para tras, os valores humanos, como carinho uns com os outros não existem mais quer dizer se existe é muito pouco e rarícimo, ate entre familiares estão havendo controvesias, não que esse bens materias e tecnologiocos não fazem bem pra sociedade pelo contrário grandes descobertas com a tecnologia fizeram muito bem, mais precisamos saber separar bem isto, precisamos dar mais valor a quem esta ao nosso redor, pessoas, amigos, FAMÍLIA.

•1- Porque é importante conviver com a família e os amigos?

Porque eles são a base para desenvolvermos, e se não tivessemos eles do nosso lado, a vida seria muito vazia, pois é muito ruim ficar sozinho,sem ter com quem conversar, ter os seus momentos de felicidade.

•2-O que é desgastante nesse ritmo de vida imposto pelo Capitalismo?

É desgastante porque muita gente so se preocupa com os bens materiais, e acaba esquecendo os valores morais que na nossa opinião é bem mais importante.


Obrigado prof! *.*

Anônimo disse...

Pitágoras Rafael, 3000

É Celso, como pode ver, há o crescimento constante de uma sociedade, uma evolução diretamente ligada aos consumos em que sofremos, em que somos diretamente jogados ao poder capitalista... Podemos até não querer pensar dessa forma, mas quando você faz parte e está nela, é impossível se manter sem o consumo constante.
Para ter noção, a pessoa altera muito sua forma de pensar,de ser e de agir... O dinheiro faz com que ela queira sempre mais poder e riqueza, consequentemente passando por cima das pessoas que estão a sua volta ou que indiretamente serão afetadas de certa maneira.
Creio que independente de dinheiro ou capital, a pessoa tem que manter o equilíbrio em ambas as partes, pensando na família, estrutura básica.
Isso pode te consumir a pessoa, estressar pensando só em raalho, dinheiro, vida boa... Então, rever melhor os conceitos é principal.

Neuber Sales disse...

Fala Celso,
Finalmente eu Neuber aluno da Turma 3000 vou deixar meu comentário sobre o texto e minhas opiniões sobre as perguntas...

Tudo o que fazemos na vida tem um preço sempre que escolhemos seguir um caminho é porque abrimos mão de outro.Então a medida que o homem foi descobrindo tecnologias que o entretecem e fizesse com que ele passasse seu tempo, ele deixou um pouco de lado as relações pessoais para se fechar no seu mundo de tecnologias que amenizam um certo vazio causado pela distância e pela falta de tempo, mais que não substituem as relações interpessoais.

*Porque é importante conviver com a família e os amigos?
Resposta: Nada no mundo tem um valor tão alto do que você se sentir parte integrante de alguma coisa importante, e a família é um parte da nossa vida da qual fazemos parte então sempre que precisamos de ajuda é para ela que nos corremos e é por ela que batalhamos naquilo que acreditamos.Mais junto com a família vem logo atrás os amigos pessoas que não substituem mais que complementam a nossa família de certa forma, e com eles passamos bons e maus momentos mais juntos com ele crescemos e e graças ao aprendizado com eles tentamos tornar pessoas melhores, todos os dias de nossa vidas.

*O que é desgastante nesse ritmo de vida imposto pelo capitalismo?
Resposta: É o lutar muito por uma coisa da qual as vezes nem desejamos tanto que é o dinheiro, mais que sem ele nessa nossa sociedade atual nós não somos nada...isso segundo padrões da nossa sociedade que é muito gananciosa e que as vezes passa por cima de amigos,família e dos nossos valores,para conseguirmos sanar o nosso desejo de poder.

Anônimo disse...

Oi Celso,
aqui é a Keila,Grasiele e Jessica Caroline da 3006.
Bom agente acha que é sim muito dificil viver sem amigos e familia mais olhe por esse lado com a net voce pode sim manter contato com essas pessoas.
Mas claro que tambem não podemos so depender desse meios de comunicação mais eh isso.
A importancia de conviver com nossa familia achamos q eles sao os nosso "alicerces" sao as pessoas q mais nos ajudam na hora que agente mais precisa.
Sabe o que mata no capitalismo a ganancia de cada um,é cada um querer passar por cima do outro para tentar subir na vida.
Agente naum concorda.

Tchau, Até mais.

Anônimo disse...

Oi Celso,
aqui é a Keila,Grasiele e Jessica Caroline da 3006.
Bom agente acha que é sim muito dificil viver sem amigos e familia mais olhe por esse lado com a net voce pode sim manter contato com essas pessoas.
Mas claro que tambem não podemos so depender desse meios de comunicação mais eh isso.
A importancia de conviver com nossa familia achamos q eles sao os nosso "alicerces" sao as pessoas q mais nos ajudam na hora que agente mais precisa.
Sabe o que mata no capitalismo a ganancia de cada um,é cada um querer passar por cima do outro para tentar subir na vida.
Agente naum concorda.

Tchau, Até mais.

Matheus disse...

Passando para conhecer o blog, muito bom e com ótimo conteúdo!!

Matheus disse...

Aproveito para dar os parabéns pelo espaço!!

CARLOS DE QUEIROZ disse...

Seu blog está de parabéns! Acesse meu novo blog...
www.enfoque-sociologico.blogspot.com

Américo Neto disse...

Muito interessante essa discussão. O mal-estar na civilização, é algo perceptível a quase toda fala no cotidiano. Muito bacana seu blog! Coloquei no meu como favoritos, vou acompanhar com mais frequência!

giovanna damaso disse...

gostei muito. parabéns, bem interessante esse tema, muitos momentos de tensão da contemporaneidade, gostei também da ilustração da imagem do tema. o blog em si esta cheio de coisas interessante, muito bom mesmo.

João Vitor Santana disse...

Bem conviver com a família é extremamente importante na vida de uma pessoa, pois é com a família que ela aprende valores éticos e morais. O desgaste que o capitalismo está trazendo para as pessoas é de que elas não estão tendo tempo de ficar com a família ou seja está trazendo um desgaste psicológico.