sábado, 27 de junho de 2009

A influência do G-8 no mundo
É sempre bom lembrar!!!

A sigla G-8 corresponde ao grupo dos 8 países mais ricos e influentes do mundo, fazem parte os Estados Unidos, Japão, Alemanha, Canadá, França, Itália, Reino Unido e Rússia. Antes chamada de G-7, a sigla alterou-se com a inserção da Rússia, que ingressou no grupo em 1998.

Explicitamente, a função do G-8 é a de decidir qual ou quais caminhos o mundo deve seguir, pois esses países possuem economias consolidadas e suas forças políticas exercem grande influência nas instituições e organizações mundiais, como ONU, FMI, OMC. A discussão gira em torno do processo de globalização, abertura de mercados, problemas ambientais, ajudas financeiras para economias em crise, entre outros.

Segundo líderes do grupo, as discussões propostas nas reuniões têm por finalidade diminuir as disparidades entre as economias dos países subdesenvolvidos. Embora na prática não seja assim, pois fica claro que as decisões tomadas servem para atender os interesses internos dos entes do grupo, um exemplo convincente está vinculado à abordagem ecológica, muitas vezes os países do G-8 não se comprometem a assinar acordos ambientais, tendo em vista que são os que mais provocam tais problemas.

O embrião do G-8 foi gerado em 1975, na França, nas proximidades de Paris em um castelo chamado Ramboullet onde ocorreu uma reunião informal com alguns líderes de países importantes.
Fizeram parte da reunião: EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Japão e Itália, para discussões sobre os problemas regionais e internacionais, logo em 1976, houve a inserção do Canadá no grupo, totalizando 7 países, referência que deu origem à sigla G-7, naquele momento. Essa configuração permaneceu até 1998, quando a Rússia integrou o grupo, formando o atual G-8. Apesar do discurso homogêneo dos países membros fica claro o protecionismo de cada participante.

Nos últimos anos sempre que acontece esse encontro, ocorre simultaneamente uma série de manifestações lideradas, não por pessoas originadas de países pobres mas, por pessoas de países desenvolvidos que não admitem o aumento da desigualdade social, econômica e da globalização.

Por quê isso???

Prof. Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia - Equipe Brasil Escola

Órgãos das Nações Unidas (ONU):
http://www.onu-brasil.org.br/conheca_orgaos.php

24 comentários:

Anônimo disse...

Prof. Eduardo,

Parabéns pelo texto. Onde ficam as vozes de milhares de pessoas dos países pobres? Moro em Natal no RN e fico indignada com tanta injustiça no mundo, a meu ver algo de muito extraordinário está para acontecer.

Célia Schultz disse...

Bem, a ONU também foi criada com a finalide de ajudar à todos os países do globo, mas, dizem que desde sua fundação só ajudou realmente ao pais de Israel.

Anônimo disse...

A dificuldade em arranjar trabalho está cada vez mais acentuada, deste modo, pensou-se na promoção da empregabilidade, através, da realização de um fórum, onde fossem postados e partilhados pelos seus membros anúncios de ofertas e procuras de trabalho, eventos, opiniões e sugestões com o objectivo de divulgar a importância de cada área.

Visite!

http://saudesocialeducacao.maisforum.com/

Zélia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Parabéns professor, se todos avaliarem que estes pais nada mais são que uma versão romântica e tecnológica dos grandes imperialista os mesmo que em um passado não muito distante guiaram países "subdesenvolvidos" para um futuro incerto e nebuloso pena que nossa classe média que possua a grande maioria pensante esteja muito acomodada com um ideal capitalista fixado.

Anônimo disse...

Veja o blog
SOS.Política.blogspot.com
para discutirmos política sobre o olhar jovem.

Protesto disse...

Blog Interessante.

É uma pena que as reuniões feitas por esses governos não ajudam em muita coisa.

Anônimo disse...

Genial dispatch and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thanks you on your information.

JPM disse...

O mundo é um grande TEATRO, o palco, o melhor palco dos exploradores da mão de obra alheia, sejam capitalistas, comunistas ou socialistas, é a programação televisiva. Todos os esforços dos dominadores se concentram na manutenção da alienação da grande massa de explorados e do culto às mercadorias anunciadas através dos inebriantes apelos diuturnos feitos, principalmente, através da TV. Só assim, inebriado e alienado, o trabalhador nunca questionará por que a sua remuneração é pífia, em geral não passando de um porcento do preço final das mercadorias que produz. O trabalhador, antes e acima de tudo, precisa saber o seu lugar, e a ideologia dominante encarrega-se disso. Querem realmente sair do palco e mudar, de fato, a cara do mundo, terminando com a miséria? Façam o que sugeriu há mais de meio século o psicanalista Wilhem Reich, "modifique-se a base econômica da socieade e suas instituições, e as relações humanas por si só se modificarão".
Saúde e felicidades a todos.

Anônimo disse...

Hi there,

This is a question for the webmaster/admin here at portaldasociologia.blogspot.com.

May I use some of the information from your blog post right above if I give a backlink back to your site?

Thanks,
Charlie

Bruno Orsatto Lanferdini disse...

E pensar que o grande sociólogo Max Weber citou certa vez, que a burocracia um dia seria tanta que os cidadãos não poderiam mais opinar sobre política, a estes caberia apenas o poder de decidir seus representantes para tomar tais decisões, é claro, ele falava isso chocado.

Ainda bem que Weber não viveu até os dias de hoje, pois se ele visse até que ponto chegou a "jaula de ferro", ele morreria de desgosto ao ver que os líderes dos países mais ricos se reúnem às escondidas para decidir o que vai acontecer com o planeta.

Parabéns pelo blog, tem um tom crítico incrível. Sinta-se convidado a visitar o meu http://brunopensativo.blogspot.com/ele aborda Filosofia, Letras e Ciências Humanas e Sociais, e nestas abordagens a Sociologia ganha destaque.

Se puder visitá-lo, saiba que se o fizer sentir-me-ei honradíssimo.

Grato pela atenção

Att.
Bruno Orsatto Lanferdini

Anônimo disse...

gostei do blog e do post também,
estmos fazemdo um blog novo do colégio, gostaria que dessem uma olhada, sugestões e comentarios são sempre bem vindo ;]
Carmem


http://drinkcometrue.wordpress.com/

Anônimo disse...

http://amiltonbotelhofunai.blogspot.com/
este é um blog onde iram encontrar tudo o que esta acontecendo nas comunidades indígenas alagoanas.
ficarei grata se seguir o blog.

Matheus disse...

Passando para conhecer o blog, muito bom!!!

Matheus disse...

Aproveito para dar os parabéns pelo espaço!!

Prof. Irivan Rodrigues disse...

Olá Professor, nas minhas buscas na net por blog que apresentem bons conteúdos, esbarrei neste espaço acolhedor e informativo. Sendo assim, gostaria de convidar de forma especial, todos os Educadores que seguem e/ou visitam este blog.
No dia 01/07/2012, foi o lançamento oficial do espaço http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/.
Peço que visitem este link, que leiam e caso gostem, participem!
Professor, conto com sua participação especial neste novo projeto! Parabéns pelos textos.
Aceitando participar, voltarei para retribuir! Abraçosss

Anônimo disse...

Boa tarde! Muito bom o texto! Não devemos abrir mão da qualidade do material que é veiculado no agregador de conteúdo, seja ele qual for! Este blog é muito bom e o material é realmente de qualidade!! Seria um grande prazer poder contribuir com algum material de nossa autoria. Seguem alguns links de textos:

MAMILOS E DEMAIS POLÊMICAS DA NOSSA SOCIEDADE
http://andremansur.com/blog/mamilos-e-demais-polemicas-da-nossa-sociedade/

SEXO? PRA QUÊ?
http://andremansur.com/blog/sexo-pra-que/

IGNORÂNCIA ELEITORAL: BRASILEIRO NÃO QUER GASTAR VELA COM MAU DEFUNTO.
http://andremansur.com/blog/ignorancia-eleitoral-brasileiro-nao-quer-gastar-vela-com-mau-defunto/

O PROBLEMA DA EDUCAÇÃOPÚBLICA: UM VERDADEIRO LABIRINTO
http://andremansur.com/blog/o-problema-da-educacao-publica-um-verdadeiro-labirinto/

DIA DO ESCRITOR: QUEM ESCREVE HOJE EM DIA?
http://andremansur.com/blog/dia-do-escritor-quem-escreve-hoje-em-dia/

Caso seja de sua preferência, envie-nos um e-mail: daysi.andremansur@gmail.com

Abraços,
da Redação do Blog do Dr André Mansur.

Anônimo disse...

Boa tarde! Seja sempre bem-vindo! Hoje a questão discutida é a criminalidade entre jovens e crianças.

ANJOS NO CRIME: MALDADE OU DURA REALIDADE?
http://andremansur.com/blog/anjos-no-crime-maldade-ou-dura-realidade/

Abraços,
da Redação do Blog do Dr André Mansur

Anônimo disse...

ï»?All of these different binding systems are excellentAcademy Award nomination: Best Film Editing Director: Robert Aldrich Review: "5)[url=http://www.ArianFosterJerseys.net]Arian Foster Womens Jersey[/url]
o/u 41 Troubleshooting ExamExam NumberCode : LExam Name : Mac OS X v
ï»?It is about Leigh Anne TuohyS They’re charging 40 credits (or $3 Smart thermostat bath[url=http://www.CamNewtonJerseynike.com]www.CamNewtonJerseynike.com[/url]
intelligent toilet beautifully Because implementing these technologies will also have a significant effect on the carbon emissions of the building as described under the first issue ENE [url=http://www.CalvinJohnsonJersey.net]Calvin Johnson Jersey[/url]
the actual gain in credits will be higherSense of belonging - For those rejected in other aspects in their life[url=http://www.CalvinJohnsonJersey.net]www.CalvinJohnsonJersey.net[/url]
being a ravenous follower of a sports team might give a person that sense of belonging lacking in other aspects of life I have also sent emails to every financial newsletter I get as well as our local media editors and reporters and asked why I have not seen this in their publications on the web or in print[url=http://www.BruceIrvinJersey.com]Bruce Irvin Authentic Jersey[/url]
or reported on their news broadcasts on TV and radio

Anônimo disse...

Hello. Facebook takes a [url=http://www.onlineroulette.gd]online casinos[/url] stick on 888 casino apportion: Facebook is expanding its efforts to launch real-money gaming to millions of British users after announcing a stance with the online gambling chuck 888 Holdings.And Bye.

Anônimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]online casinos[/url] hinder the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]casino games[/url] manumitted no store reward at the leading [url=http://www.baywatchcasino.com/]baywatch casino
[/url].

Anônimo disse...

Yes, thanks
I am sorry, that has interfered... At me a similar situation. Let's discuss.
The matchless message, very much is pleasant to me :)
It is very a pity to me, I can help nothing to you. I think, you will find the correct decision.
I confirm. So happens. We can communicate on this theme.

[url=http://shenenmaoyiyy.webs.com/][b]michael kors outlet online[/b][/url]
[url=http://michaelkorscheap2.webstarts.com/index.html?r=20130115220111][b]michael kors outlet online[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyiqwe.cineblog.com.br/][b]michael kors outlet online[/b][/url]
[url=http://michaelkorsoutlet0.soup.io/][b]michael kors outlet online[/b][/url]
[url=http://mvpmichaelkors0.lifeyo.com/home/preview/][b]michael kors outlet online[/b][/url]

Anônimo disse...

purchase zvLJZYMf [URL=http://www.replica-gucci.webs.com/ - gucci online[/URL - and check coupon code available CUrVxhSI [URL=http://www.replica-gucci.webs.com/ - http://www.replica-gucci.webs.com/ [/URL -

Anônimo disse...

What's up friends, good paragraph and pleasant arguments commented at this place, I am actually enjoying by these.

My blog post; Sexual dysfunction